Turma do PQ? | Por quê? - Economês em bom português
Login / Registrar

Turma do PQ?

Muitas vezes, quando nos deparamos com a palavra economia, viramos logo a página do jornal ou mudamos de canal. Mas não há escapatória. A economia afeta de modo fundamental a vida de todos nós, sem exceção.

Um aumento do preço dos combustíveis, por exemplo, faz com que alguns deixem o carro em casa, o que pode ser bom para o meio ambiente. Por outro lado, o transporte de alimentos também fica mais caro, o que resulta num custo de vida mais elevado.

Se isso nunca passou pela sua cabeçacertamente já passou pelo seu bolso. E é esse tipo de cadeia de raciocínio que estamos interessados em despertar em você.

Por quê?

Porque o raciocínio econômico é uma das chaves mais eficientes para escaparmos de várias armadilhas eleitoreiras. E isso não quer dizer que nossa intenção seja induzir você a aceitar um ou outro ponto de vista. Não, não. Desejamos, sim, dar as ferramentas para que você forme sua própria opinião e faça as perguntas certas: aquelas que fazem pensar e que provocam as respostas mais esclarecedoras.

Nosso desafio é abrir seus olhos. Com informações qualificadas, temos a intenção de desmistificar a economia.

Isençãodidatismo, precisão, clareza e criatividade. Essas são as nossas bases para traduzir economês para bom português e transformar aversão em interesse.

Economista-chefe do PQ?, é PhD em Economia e Assuntos Relacionados pela WBSE (World's Best School of Economics). Autoproclamou-se candidato ao Nobel em 1992 e, desde então, espera ser premiado no ano que vem.
Professor de Economia da USP, com doutorado pela UCLA. Especialista em Crescimento Econômico e Economia Internacional. Autor do livro “Sob a Lupa do Economista”.
Doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Trabalhou no FMI, no Itaú Unibanco e na Georgetown University (Qatar). Especialista em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional.