Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.



Todos nós que lemos jornais ou seguimos as redes sociais ouvimos falar da tal PEC 241, aprovada por uma avalanche de votos no Congresso. Mas, além da manchete com o resultado da votação, muitos comentários sobre o conteúdo da proposta de emenda constitucionais têm sido equivocados.

http://porque.com.br/nao-falta-grana-para-a-saude-no-brasil-por-que/

Por exemplo, não são poucos os comentaristas bem intencionados que se preocupam com o fato de a PEC limitar os gastos com saúde.

Preocupem-se menos... A PEC não estabelece limite máximo algum aos gastos com saúde. É o oposto: a PEC estabelece que gastos com saúde NÃO podem ser cortados ao estabelecer um limite mínimo. Mais que isso: a PEC é nossa única garantia que os gastos com saúde não serão cortados. Para cortá-los agora, somente com 2/3 do Congresso!

http://porque.com.br/por-que-gastar-com-carnaval-e-nao-com-a-saude/

Sem a PEC 241, é quase certo que os gastos com saúde teriam que ser cortados. É exatamente isso que acontece quando o crescimento da dívida arrasta um país a uma crise fiscal. A experiência de nossa vizinha Venezuela, ainda que um tanto extrema, ilustra o ponto: seu governo se endividou além da conta e agora não tem dinheiro para comprar remédios básicos e as crianças estão morrendo por falta de antibióticos.

Resumindo, a PEC 241:
- Evita que o gasto com saúde se reduza;
- Não coloca limites máximos ao crescimento do gasto com saúde, mas limites mínimos;
- É um primeiro passo para que o Brasil evite uma crise fiscal e volte a crescer.

Por que a PEC 241 é, na verdade, positiva para a saúde?

Todos nós que lemos jornais ou seguimos as redes sociais ouvimos falar da tal PEC 241, aprovada por uma avalanche de votos no Congresso. Mas, além da manchete com o resultado da votação, muitos comentários sobre o conteúdo da proposta de emenda constitucionais têm sido equivocados. http://porque.com.br/nao-falta-grana-para-a-saude-no-brasil-por-que/ Por exemplo, não são poucos os comentaristas bem intencionados que se preocupam com o fato de a PEC limitar os gastos com saúde. Preocupem-se menos... A PEC não estabelece limite máximo algum aos gastos com saúde. É o oposto: a PEC estabelece que gastos com saúde NÃO podem ser cortados ao estabelecer um limite mínimo. Mais que isso: a PEC é nossa única garantia que os gastos com saúde não serão cortados. Para cortá-los agora, somente com 2/3 do Congresso! http://porque.com.br/por-que-gastar-com-carnaval-e-nao-com-a-saude/ Sem a PEC 241, é quase certo que os gastos com saúde teriam que ser cortados. É exatamente isso que acontece quando o crescimento da dívida arrasta um país a uma crise fiscal. A experiência de nossa vizinha Venezuela, ainda que um tanto extrema, ilustra o ponto: seu governo se endividou além da conta e agora não tem dinheiro para comprar remédios básicos e as crianças estão morrendo por falta de antibióticos. Resumindo, a PEC 241: - Evita que o gasto com saúde se reduza; - Não coloca limites máximos ao crescimento do gasto com saúde, mas limites mínimos; - É um primeiro passo para que o Brasil evite uma crise fiscal e volte a crescer.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.