Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

- O que acontece com aquele dinheiro do FGTS, que é descontado todo mês de meu salário?

O quê, você não está gritando? Como assim, não está esmurrando a mesa, chutando a porta? Pois deveria!



A grana descontada do trabalhador todo mês não é remunerada como poderia ou deveria. Na prática, isso faz você perder dinheiro. Se o desconto do FGTS – o Fundo Garantidor por Tempo de Serviço – fosse usado para comprar títulos do governo ou depósitos remunerados em bancos ou fundos de investimento em renda fixa, por exemplo, teria retorno bem mais alto do que a taxa pela qual o FGTS é remunerado.

Até se você deixasse a grana parada na poupança, que está remunerando hoje abaixo da inflação, o rendimento seria maior que o do FGTS!

Por esses motivos, dizemos: o FGTS (isto é, o trabalhador) subsidiou nos últimos anos aqueles que tomavam emprestado do Fundo baratinho (isto é, o BNDES, que repassou nos últimos anos a grana do FGTS para a vasta maioria das grandes empresas Brasil afora).

Mas é pior que isso. Parte dos fundos do FGTS foram usados para financiar investimentos arriscados (e, possivelmente, escusos) que provavelmente não teriam sido financiados pelo setor privado.

Segure-se na poltrona: o nosso dinheiro no FGTS foi usado para comprar participações em empresas do grupo Odebrecht (aquele mesmo cujo presidente se mudou para um pequeno apartamento em Curitiba com serviço de quarto) a valores aparentemente superfaturados.

Ok... Não precisa chutar a porta! Depois você vai ter que consertar. E esmurrar a parede não quebra a parede, apenas a sua mão...

FGTS: Por que perdemos dinheiro calados?

- O que acontece com aquele dinheiro do FGTS, que é descontado todo mês de meu salário? O quê, você não está gritando? Como assim, não está esmurrando a mesa, chutando a porta? Pois deveria! A grana descontada do trabalhador todo mês não é remunerada como poderia ou deveria. Na prática, isso faz você perder dinheiro. Se o desconto do FGTS – o Fundo Garantidor por Tempo de Serviço – fosse usado para comprar títulos do governo ou depósitos remunerados em bancos ou fundos de investimento em renda fixa, por exemplo, teria retorno bem mais alto do que a taxa pela qual o FGTS é remunerado. Até se você deixasse a grana parada na poupança, que está remunerando hoje abaixo da inflação, o rendimento seria maior que o do FGTS! Por esses motivos, dizemos: o FGTS (isto é, o trabalhador) subsidiou nos últimos anos aqueles que tomavam emprestado do Fundo baratinho (isto é, o BNDES, que repassou nos últimos anos a grana do FGTS para a vasta maioria das grandes empresas Brasil afora). Mas é pior que isso. Parte dos fundos do FGTS foram usados para financiar investimentos arriscados (e, possivelmente, escusos) que provavelmente não teriam sido financiados pelo setor privado. Segure-se na poltrona: o nosso dinheiro no FGTS foi usado para comprar participações em empresas do grupo Odebrecht (aquele mesmo cujo presidente se mudou para um pequeno apartamento em Curitiba com serviço de quarto) a valores aparentemente superfaturados. Ok... Não precisa chutar a porta! Depois você vai ter que consertar. E esmurrar a parede não quebra a parede, apenas a sua mão...
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.