Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

A inflação no Brasil vem caindo a uma velocidade inusitada. Muito provavelmente, fechará abaixo de 4% ao ano em 2017, abrindo espaço para um relaxamento mais acelerado da política monetária.

Em bom português: os juros seguirão caindo.

Não muito tempo atrás, o leitor certamente se lembrará, alguns comentaristas levantavam a tese de que a política monetária no Brasil estava de ponta-cabeça, dominada pela política fiscal. Segundo essa teoria, num país com dívida muito alta, juros mais altos apenas aumentam a chance de o Banco Central em algum momento futuro emitir notinhas para evitar o calote explícito. Mas emitir notinhas é equivalente a pôr lenha na inflação. Ligando o começo com o final da história: juros mais altos, inflação mais alta.

Em tese, é possível. A lógica do argumento não é furada. Mas o teste do pudim da teoria está sempre lá nos dados. Dê uma espiada no gráfico abaixo e comprove: claramente, os dados do IBGE mostraram que os juros altos praticados até pouco tempo ajudaram a trazer a inflação em direção à meta:

inflação março

 

Dominância fiscal? A prova do pudim está nos dados

A inflação no Brasil vem caindo a uma velocidade inusitada. Muito provavelmente, fechará abaixo de 4% ao ano em 2017, abrindo espaço para um relaxamento mais acelerado da política monetária. Em bom português: os juros seguirão caindo. Não muito tempo atrás, o leitor certamente se lembrará, alguns comentaristas levantavam a tese de que a política monetária no Brasil estava de ponta-cabeça, dominada pela política fiscal. Segundo essa teoria, num país com dívida muito alta, juros mais altos apenas aumentam a chance de o Banco Central em algum momento futuro emitir notinhas para evitar o calote explícito. Mas emitir notinhas é equivalente a pôr lenha na inflação. Ligando o começo com o final da história: juros mais altos, inflação mais alta. Em tese, é possível. A lógica do argumento não é furada. Mas o teste do pudim da teoria está sempre lá nos dados. Dê uma espiada no gráfico abaixo e comprove: claramente, os dados do IBGE mostraram que os juros altos praticados até pouco tempo ajudaram a trazer a inflação em direção à meta: inflação março  
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.